Recent News

Livros que Mudaram o Mundo

Sei que é um tópico muito polêmico e subjetivo, com certeza haverá muitas discordâncias com os livros aqui selecionados. Mas fique à vontade para comentar, criticar e sugerir alguma obra que na sua opinião ajudou a transformar e/ou moldar os pensamentos e costumes da humanidade, terei muito prazer e acrescentá-lo à esta lista.

01. A Bíblia Sagrada - 30 d.c à 90 d.c

Sem sombra de dúvida alguma, a Bíblia foi o Livro que contribuiu para mudar a face da humanidade do que qualquer outro livro. Com apenas duzentos anos depois que foi criada, ela promoveu a conversão do Império Romano do paganismo para o cristianismo. Desde então, o cristianismo transformou-se na maior religião única no mundo, com 2,1 bilhões de adeptos. O mais antigo e maior dos grupos cristãos é a Igreja Católica Romana cujos membros - 1,05 bilhões de adeptos - é igual ao tamanho de todos os outros grupos cristãos juntos.

A Bíblia é composta por dois livros: o Antigo Testamento (tomadas a partir da edição grega usada por Cristo e os apóstolos) e do Novo Testamento (escrito por alguns dos apóstolos de Jesus após sua morte - incluindo São Paulo, que não se encontraram com Cristo durante a Sua vida ).

A Bíblia de Gutenberg (uma cópia da Vulgata Latina) foi o primeiro livro publicado na imprensa. A Bíblia é o livro mais comprado no mundo.

02. O Alcorão - 650 d.c à 656 d.c

O Alcorão é o livro sagrado da religião islâmica. O fundador do Islã, Mohammed disse aos seus seguidores que lhe foi dada por revelações do anjo Gabriel. Essas revelações (que compreendem 23 anos) formam a base do Alcorão.

O Alcorão é considerado pelos muçulmanos como sendo a última revelação de Deus (após o Antigo Testamento e o Novo Testamento da Bíblia cristã). Nos últimos anos, muito polêmica tem surgido sobre o conteúdo do Alcorão - com os seus opositores alegando que ele prega a guerra e o assassinato dos não-crentes. Muçulmanos geralmente alegam que este não é o caso e afirmam que os adversários do Islã estão fazendo uma interpretação fora do contexto.

03. A Summa Theologica - São Thomas de Aquino (1265 - 1274)

A Summa Theologica é um conjunto multi-volume de livros que apresenta de forma mais precisa, as doutrinas e crenças do cristianismo. Foi realizado em tão alta conta, que segundo a Bíblia, era o livro mais usado para referência no Concílio de Trento (1545 - 1563). Sua influência foi sentida em todo o mundo cristão quando as reformas do Concílio de Trento foram implementadas.

Atualmente, a Summa Theologica é a ferramenta de ensino primário usado em seminários católicos romanos e seu autor é considerado como um Doutor da Igreja (um título reservado para apenas 33 grandes pensadores da história do cristianismo). É importante notar também que Santo Isidoro (popularmente considerado Padroeiro da Internet) também é visto como um doutor da Igreja.

04. Os Direitos do Homem - Thomas Paine (1791)

De acordo com Paine, o único objetivo do governo é proteger os direitos irrefutáveis inerente a todo ser humano. Assim, todas as instituições de uma nação que não fazem isto são ilegítimos, incluindo a monarquia (e a nobreza) e as corporações militares.

Quando a Revolução Francesa eclodiu, Paine foi para a França onde, apesar de sua ignorância da língua francesa, foi imediatamente eleito para a Convenção Nacional. Sua ausência da Inglaterra neste momento foi fortuita, pois a publicação de Os Direitos do Homem causou tanto furor no país que Paine foi levado a julgamento à revelia e condenado por difamação sediciosa contra a coroa.

05. Either (OU) - Soren Kierkegaard (1813-1855)

Este livro, escrito pelo pai do existencialismo cristão exerceu uma enorme influência sobre outros existencialistas. Apesar de sua grande popularidade, não foi publicado em Inglês até 1944. O existencialismo é um movimento filosófico que afirma que o ser humano tem a responsabilidade total para criar os significados de suas próprias vidas. É uma reação contra as filosofias mais tradicionais, como o racionalismo e o empirismo.

06. Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels (1848)

Este tratado, escrito pelo comunista teóricos Karl Marx e Friedrich Engels a pedido da Liga Comunista, tornou-se em um dos tratados políticos mais influentes da história. O Manifesto sugere um curso de ação para uma revolução (classe trabalhadora) proletária para derrubar a ordem social burguesa e, eventualmente, levar a uma sociedade sem classes e sem estado.

Talvez a frase mais famosa da obra diz: "Os comunistas rejeitam dissimular as suas opiniões e seus objetivos. Declaram abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de todas as condições sociais existentes. Que as classes dominantes tremam ante uma revolução comunista. Os proletários não têm nada a perder a não ser as suas correntes. Eles têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos! "

07. Pesquisa Experimental em Eletricidade - Michael Faraday (1855)

Faraday foi um químico e físico Inglês cujos muitos experimentos com eletricidade, finalmente, levaram à invenção de dispositivos eletromagnéticos rotativos que formaram a base da tecnologia elétrica do motor. Embora ele tenha recebido pouca educação formal e matemática, possuia uma imensa capidade de efetuar cãlculos e logo ele passou a ser um dos cientistas mais influentes da história. Foram as suas experiências em grande parte que viabilizaram a ultilização econômica da energia elétrica.

Durante sua vida, Faraday rejeitou o título de cavaleiro e duas vezes se recusou a tornar-se presidente da Royal Society. Ele morreu em sua casa em Hampton Court no dia 25 de agosto de 1867. Ele tem uma placa no cemitério de Westminster Abbey, perto de túmulo de Isaac Newton, mas ele recusou ser enterrado lá e está enterrado no cemitério de Highgate.


08. A Origem das Espécies - Charles Darwin (1859)

Este livro de Darwin é considerado uma obra seminal no campo da biologia evolutiva. Propõe-se que ao longo do tempo, através da seleção natural, as espécies evoluem. Era um livro muito polêmico, pois contradizia muitas opiniões religiosas sobre a biologia no momento. O livro de Darwin foi uma coletânea de provas que ele tinha acumulado na viagem a Beagle em 1830 e expandido através de investigações e experiências contínuas desde o seu retorno à Inglaterra.

O livro é compreensível mesmo para o interesse de não-especialistas e atraiu atenção generalizada na sua publicação. O livro gerou polêmica, e gerou muita discussão em termos científicos, filosóficos e religiosos. A teoria científica da evolução tem-se evoluído desde que Darwin a apresentou pela primeira vez, mas a seleção natural continua a ser o modelo mais amplamente aceito científicamente de como as espécies evoluem.

09. O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir (1949)

O Segundo Sexo é a obra mais conhecida de Simone de Beauvoir. Beauvoir escreveu o livro após a tentativa de escrever sobre si mesma. A primeira coisa que ela escreveu era que ela era uma mulher, mas ela percebeu que ela precisava definir o que uma mulher era, o que acabou tornando-se o tema do livro. É um trabalho sobre o tratamento dado as mulheres ao longo da história e, muitas vezes considerado como uma importante obra feminista. Nele, ela afirma que as mulheres ao longo da história foram definidas como o "outro" sexo, uma aberração do sexo masculino "normal".

Simone de Beauvoir (uma pioneira do movimento feminista) argumenta que as mulheres têm sido historicamente consideradas desviante e anormal. Beauvoir diz que esta atitude limita o sucesso das mulheres, mantendo a percepção de que eles são um desvio do normal, e são estranhas tentando fingir "normalidade". Para o feminismo para avançar, essa premissa deveria ser anulada.

10. Atlas Shrugged - Ayn Rand (1957)

Atlas Shrugged foi o último trabalho antes de Rand dedicar seu tempo exclusivamente à escrita filosófica. Este livro contém uma variedade de temas que mais tarde se tornariam o núcleo de sua filosofia, o Objetivismo. Ela considerou ser seu opus magnum e é a mais popular de sua obra de não-ficção.

Enquanto o livro foi em grande parte uma falha crítica, que teve um sucesso enorme. Quanto influência no mundo, a filosofia Objetivista contribuiu muito para o movimento libertário que tem desfrutado de grande popularidade em todo o mundo.

Em uma pesquisa de três meses para selecionar os cem melhores romances do século XX, administrado pela Biblioteca editora Moderna, Atlas Shrugged foi votado como o número um. Ela tem um grande número de seguidores no mundo das celebridades, incluindo Brad Pitt e Angelina Jolie, que foram selecionados para representar os dois personagens principais de uma trilogia de filmes que pretende trazer Atlas Shrugged ao cinema brevemente.

About Admin

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário